domingo, 22 de fevereiro de 2009


Bezerros

Papangus invadem Bezerros no Carnaval
A Folia dos Papangus, com todo o seu mistério, cores e ritmos têm conquistado cada vez mais adeptos para o carnaval de Bezerros. Só em 2008, cerca de 500 mil pessoas estiveram na cidade para conferir o maior carnaval do Agreste pernambucano e o primeiro carnaval temático do Brasil. Em 2009, o tema da decoração do carnaval de Bezerros será “Reciclando com Arte”. Os adereços foram feitos com a participação de portadores de necessidades especiais e a partir de material reciclado, incluindo as famosas máscaras dos papangus. Mais de 100 máscaras com 3 metros de altura, além de peças de papangus gigantes com corpo de garrafa plástica e máscaras em papel foram produzidas por artistas locais, que trabalharam em parceria com grupos da Associação de Portadores de Deficiência de Bezerros. Nomes como Lula Vassoureiro e Roberval Lima estão entre os grupos de artesãos que trabalham na iniciativa. A história dos Papangus tem origem na época da escravidão, quando os escravos vestiam fantasias de corpo inteiro para participar dos bailes de máscaras promovidos nas casas grandes. A festa, que já tem tradição secular, tem como marco histórico o ano de 1905, quando grupos de foliões, inspirados nos festejos da época escravocrata, começaram a se vestir e mascarar para brincar o Carnaval.

Era durante o entrudo que os mascarados buscavam comida e bebida nas casas das pessoas. Seu apetite se destacava em meio aos convidados e mais tarde, ficaram conhecidos como papangus, ou comedores de angu - iguaria típica na época. A intenção de manter a identidade do mascarado em mistério faz com que as fantasias sejam confeccionadas às escondidas e mantidas em segredo até o dia da festa. As máscaras, que já foram produzidas com papelão e papel de embrulhar charque, hoje geralmente são feitas em papel maché. Apesar de o Domingo de Carnaval ser o dia mais característico das festividades bezerrenses, a cidade se prepara para receber com festa os turistas diariamente. Neste ano, mais uma tradição será resgatada na terça-feira de carnaval. ノ a Briga do Boi, brincadeira do carnaval que passou um tempo esquecida mas que retorna às festividades de Momo, no Palco Cultural. Além do Palco Cultural, a festa também tomará forma no Palco de Todos os Ritmos, onde os turistas e moradores poderão conferir a diversidade das expressões culturais da cidade.

CURIOSIDADES

Bezerros também é uma terra que tem tradição na produção pernambucana de artesanato. Foi lá que nasceu J. Borges, o principal nome da gravura popular brasileira. Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006, o xilogravurista já conquistou, com sua arte de imprimir na madeira o imaginário sertanejo utilizando pedaços de pinho e imburana, reconhecimento pelo mundo inteiro. Num leilão dos EUA, um acervo de 30 obras de J. Borges chegou a ser arrematado por mais de 30 mil dólares. Em 2002, ele foi um dos 13 artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário: