segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Daily 55C: primeiro caminhão movido à energia 100% renovável

Projeto, desenvolvido em Foz do Iguaçu, pode ser aplicado nas demais versões da linha Iveco
Texto: Agência AutoInforme
Fotos: Divulgação


(11-09-09) – A Iveco desenvolveu um protótipo de caminhão elétrico, o primeiro veículo pesado movido à energia 100% limpa e renovável. É o Daily 55C, com entre-eixos de 3.750 mm, equipado com três baterias Zebra que lhe garante autonomia de 100 quilômetros com carga completa, desenvolve velocidade de 70 km/h e tem força para arrancar em rampas de até 18%. A capacidade de carga é de 2,5 toneladas. A velocidade aumenta para 85 km/h de final com o caminhão vazio.

O projeto foi desenvolvido com a Usina Itaipu, em Foz do Iguaçu, e pode ser aplicado nas demais versões da linha Iveco (chassi-cabine, furgão) e também no chassi de ônibus.

O sistema elétrico usado no protótipo pertence à Altra, empresa da Iveco na Europa, na cidade de Gênova, especializada em sistemas híbridos e elétricos para propulsão automobilística.

A bateria tipo Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project) usada no carro é considerada a melhor bateria para esta aplicação disponível no mercado. É três vezes mais leve que uma bateria de chumbo-ácido comum e é acoplada a um motor elétrico de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm e pico de potência a 80 kW (108cv) e pico e torque de 300 Nm. A tração é traseira.

A forma de dirigir o Daily Elétrico é igual à de um veículo automático. Existem apenas os pedais: acelerador e freio. Uma alavanca de câmbio indica as posições à frente, ponto morto e ré. Para andar, basta girar uma chave no painel, colocar a alavanca na posição à frente e acelerar.

O display no painel indica a temperatura do motor e a marcha engatada.

FONTE: http://www.msnauto.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=42954

2 comentários:

Prof. Robson Santos disse...

Félix...por favor...Entra em contato comigo...meu email tu sabe ou mesmo telefone...Já divulgou seu blog? É muito importante para aumentar as visitas, ok?!

Prof. Robson Santos disse...

Parabéns pelas postagens...Estarei divulgando seu blog em meu trabalho em Recife e BH nos congressos...