segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Nova tecnologia alemã permite "imprimir" baterias

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa para Nano-sistemas Eletrônicos, afiliado ao conceituado Instituto Fraunhoffer, na Alemanha, desenvolveram um novo tipo de bateria que pode ser "impressa". O produto poderá ser usado em eletrônica embarcada em uma infinidade de objetos, de smart-cards de bancos a cartões de aniversário eletrônicos.

A bateria é composta por várias camadas ensanduichadas, com um ânodo de zinco e um cátodo de manganês, impressas com uma técnica semelhante ao silk-screen. A tensão elétrica (popularmente conhecida como ¿voltagem¿) é de 1.5 volts, e várias baterias podem ser combinadas em série para a obtenção de tensões maiores.

Completa, a bateria tem menos de 1 mm de espessura, e seu processo de produção permite que seja impressa em vários tamanhos, o que é crucial já que quanto maior a área, maior a capacidade. Como toda bateria, ela tem uma vida útil limitada, e é recomendada para uso em eletrônicos "descartáveis".

O processo foi criado por uma equipe liderada pelo Prof. Dr. Reinhard Baumann, acompanhado de pesquisadores da Universidade Técnica de Chemnitz (TU-Chemnitz), também na Alemanha, e da Menippos GmbH, uma empresa especializada em eletrônicos "imprimíveis".

As primeiras baterias já foram produzidas em escala de laboratório, e os pesquisadores trabalham agora na produção em escala comercial. Espera-se que os primeiros produtos baseados nas novas baterias imprimíveis cheguem ao mercado já no final neste ano.

Geek

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/